30 JAN 2023
JANEIRO ROXO: MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO E COMBATE À HANSENÍASE

CMD, SEGUNDA-FEIRA 30.01.2023 – A hanseníase é uma doença que atinge a pele e os nervos periféricos causando diminuição ou ausência da sensibilidade, manchas avermelhadas ou claras na pele, nervos doloridos e espessados, dormência ou formigamentos nas mãos ou pés.

A transmissão acontece através das vias respiratórias por meio de gotículas de saliva eliminadas na fala, tosse e espirros em  contatos próximos e frequentes com doentes.

A hanseníase tem cura. O tratamento é oferecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde) com duração de 6 a 12 meses, podendo ser prolongado até 24 meses, com alta por cura. Assim que a pessoa inicia o tratamento, ela não transmite mais a doença.

Sintomas:
- Manchas (esbranquiçadas, amarronzadas e avermelhadas) na pele com mudanças na sensibilidade à dor, térmica e tátil;
- Sensação de fisgada, choque, dormência e formigamento ao longo do trajeto dos nervos dos membros;
- Perda de pelos em algumas áreas e redução da transpiração;
- Pele seca;
- Inchaço nas mãos e nos pés;
- Inchaço e dor nas articulações;
- Redução da força muscular nos locais em que os nervos foram afetados;
- Dor e espessamento nos nervos periféricos;
- Caroços no corpo;
- Olhos ressecados;
- Feridas, sangramento e ressecamento no nariz;
- Febre e mal-estar geral.

🏥 Em caso de sintomas, procure a sua Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência.

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
Fonte: SECRETARIA DE SAÚDE