23 NOV 2022
PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
PREFEITURA DE CONCEIÇÃO PARTICIPA DE REUNIÃO NA SECRETARIA DO ESTADO DA FAZENDA EM VITÓRIA

CMD, QUARTA-FEIRA 23.11.2022 – Na última quarta-feira (16), a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, representada pela Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Secretaria Municipal de Fazenda e Procuradoria Municipal, juntamente com as equipes de Relações Governamentais e Relações Institucionais da Anglo American, participaram de uma reunião na sede da Secretaria do Estado da Fazenda, em Vitória/ES, para conhecer a experiência, bem-sucedida, do Fundo Soberano do Estado do Espirito Santo – FUNSES.

Durante a reunião, foram apresentados: o modelo de governança do Fundo, a evolução das aplicações, as condições de segurança para os investidores, os pontos fortes do Fundo e fragilidades já identificadas, os mecanismos de proteção ao Fundo blindado de decisões estritamente políticas, entre outros assuntos.

Fundo Soberano ou Fundo de Riqueza Soberana (em Inglês: sovereign wealth fund, SWF) é um instrumento financeiro adotado por alguns países que administram parte de suas reservas provenientes, em sua maioria, da venda de recursos minerais e petróleo com estratégias pré-determinadas. Segundo o International Working Group of Sovereign Wealth Funds (IWG), a principal fonte financeira para os Fundos Soberanos é a venda de recursos minerais e os royalties diretamente ligados à atividade de exploração destes recursos - em Conceição do Mato Dentro é advinda da Compensação Financeira pela Exploração Mineral - CFEM. Na maior parte das vezes, esse fundo serve a três diferentes propósitos:

• Reserva de economia para futuras gerações;
• Financiamento do desenvolvimento social e econômico do país;
• Garantir a capacidade do país de se financiar em momentos de crises econômicas.

Estiveram presentes na reunião: a Secretária de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Flávia Magalhães; a Secretária de Fazenda, Marianna Pires; o Procurador Geral do Município, Dr. Filipe Gaeta; o Assessor da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Alessandro Floriano; os representantes da Anglo American - Evandro Zanoli - Coordenador de Relações Governamentais, Thadeu Miranda - Analista de Relações Governamentais e Camila Marques - Analista de Relações Institucionais. Eles foram recepcionados pelo Subgerente de Gestão do Fundo Soberano, Alexandre Viana Seabra; pela Subsecretária de Atração de Investimentos do Governo do Estado do Espírito Santo, Chistiane Vargas Menezes e pela Gerente de Participações e Investimentos do Banco de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo, Ivone de Souza Pereira Pontes.

Segundo a Secretária Flávia: "essa foi mais uma oportunidade para conhecermos as melhores práticas relacionadas ao Fundo Soberano que existem no país e, assim, garantir que o Fundo Soberano de Conceição do Mato Dentro seja estruturado com as melhores referências e comprometimento com o Desenvolvimento Social, Econômico e Ambiental", destacou.

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
Autor: PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO