05 AGO 2022
TURISMO
O QUE FAZER EM CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO DURANTE O FIM DE SEMANA? TEMOS DICA BOA PARA VOCÊ!

CMD, SEXTA-FEIRA 05.08.2022 – Final de semana começando, e a dica de hoje é o Balneário do Baú.

O local forma pequenas quedas e corredeiras ao longo de seu curso, o que o torna um atrativo singular. O córrego forma “panelas” ao longo de seu leito, permitindo que duas ou três pessoas se banhem ao mesmo tempo. As duas cascatas mais conhecidas são a do Baú de Cima e Baú de Baixo.

O local é, praticamente, um atrativo urbano. Suas nascentes estão situadas na região central do Parque Natural Municipal Salão de Pedras, em meio a pequeno trecho de mata fechada, abaixo do conjunto paisagístico da Colina da Paz.

Na cabeceira do córrego, seu curso segue em relevo pouco acidentado e mais arenoso, passando depois a correr em trechos de pedras. No final de sua parte alta, o córrego cai em forma de corredeiras, formando vários poços. Alguns deles são impedidos para banhos, pois se encontram acima da captação de água para distribuição pública.

O Córrego do Baú se caracteriza por formar belas caldeiras de hidromassagem natural encravadas nas pedras lisas, conhecidas como panelinhas, e ainda quedas d’água de maior volume. São as cachoeiras do Baú, a primeira com 4m de queda e a segunda com aproximadamente 20m de altura. Logo abaixo da segunda maior queda, o córrego se encontra com o rio Santo Antônio.

O paredão da cachoeira é muito procurado por escaladores e praticantes de rappel (canyoning) e, por isso mesmo, tem uma grande visitação, inclusive dos próprios conceicionenses. A cachoeira fica em uma fazenda particular, mas a visitação é permitida e gratuita.

Não se esqueça de recolher todo lixo produzido durante o passeio e descartar nos conhecidas apropriados. Nos ajude a manter a beleza e a qualidade ambiental desses lugares de rara beleza.

Lembrando que, para informações sobre este e outros atrativos entre em contato com o Centro de Atendimento ao Turista de Conceição do Mato Dentro (CAT) por meio do telefone (31) 3868 2223 ou pelo instagram: @catcmd

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
Fonte: SECRETARIA DE TURISMO