26 ABR 2022
VIGILÂNCIA SANITÁRIA
COMBATE À DENGUE GANHA REFORÇO DE UBV PESADO PARA PULVERIZAÇÃO DE INSETICIDA

CMD, TERÇA-FEIRA 26.04.2022 – Como parte das atividades de intensificações no combate à proliferação do Aedes aegypti, a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, iniciou hoje, terça-feira (26/04), a pulverização de inseticida químico de Ultra Baixo Volume (UBV), popularmente conhecido como fumacê.

Em parceria com a Coordenação da Regional de Saúde de Diamantina, o Município recebeu duas caminhonetes adaptadas com as bombas de UBV pesado, que serão utilizados para bloquear a ação do mosquito e, consequentemente, a transmissão da dengue, Chikungunya e Zika vírus.

Os veículos lançam o inseticida por meio de uma nebulização e atingem os locais onde o mosquito se esconde. A medida será de grande eficácia para a eliminação dos mosquitos nos locais em que apresentam alto índice do Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa).

Importante ressaltar que esta ação elimina os mosquitos adultos, então os cuidados com latas, garrafas, pneus e outros possíveis focos do mosquito devem ser tomados, visando evitar a proliferação de ovos, larvas e pupas.

O horário da aplicação do inseticida será no início da manhã e no final da tarde. Durante este período, a recomendação é para que se evite a circulação de pessoas nos locais em que os veículos estiverem passando.

Como os moradores devem proceder:

- Abrir as portas e janelas e deixar a fumaça entrar e dispersar naturalmente. Janelas fechadas dificultam a ação do inseticida.
- Pessoas com dificuldades respiratórias devem tomar precauções quanto à proximidade dos veículos.
- Pais devem orientar as crianças a não correrem atrás ou em volta do veículo para evitar acidentes.

Horário do fumacê: todos os dias da semana, até o dia 07/05. De madrugada/manhã, das 4h30 às 9h e à noite, das 16h30 às 21h.

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
Fonte: SECRETARIA DE SAÚDE