03 DEZ 2021
MEIO AMBIENTE
MEIO AMBIENTE: PREFEITURA LANÇA CAMPANHA ÁGUA E ENERGIA E LIVRO “CONHECENDO O RIO SANTO ANTÔNIO”

CMD, SEXTA-FEIRA 02.12.2021 – O mês de dezembro chegou trazendo impacto positivo ao meio ambiente do município. A Prefeitura de Conceição do Mato Dentro lançou a Campanha Água e Energia e o livro “Conhecendo o Rio Santo Antônio”, ações do Programa de Educação Ambiental Municipal (PEAM), da Secretaria de Meio Ambiente, na última quarta-feira (02/12), no Paço Municipal – Embaixador José Aparecido de Oliveira.

No encontro, estiveram presentes o prefeito Zé Fernando, a vice-prefeita Ivete Otoni, a secretária de Meio Ambiente e Gestão Urbana Ediléia Utsch, o secretário-adjunto João Drumond, o consultor Cláudio Guerra, os representantes da Anglo American: o coordenador de Relações Governamentais Evandro Zanoli, a analista de Desenvolvimento Sustentável Lorena Pires e o colaborador administrativo do Sesi e parte da Educação Ambiental da Anglo Marcelo Souza. Além do fotógrafo Antônio Sadi, secretários municipais e servidores da prefeitura.

O consultor Cláudio Guerra, que conduziu o lançamento e é o autor do livro, explicou que “Conhecendo o Rio Santo Antônio”, mostra a sua importância econômica, social, ambiental, histórica e cultural. Segundo ele, para produzir o livro e disponibilizá-lo, o PEAM partiu do entendimento de que: “para amar, valorizar ou respeitar um rio é preciso, primeiro, conhecê-lo”.

Ao ser questionado sobre o porquê de lançar a Campanha Água e Energia e o livro conjuntamente, ele relatou um motivo simples, mas extremamente importante. “O Rio Santo Antônio fornece a água para o abastecimento humano de várias cidades, para a agropecuária e mineração. Mas suas águas também geram energia elétrica nas Usinas de Salto Grande e Porto Estrela, que estão localizadas na região do Baixo Rio Santo Antônio, nos municípios de Braúnas, Joanésia e Açucena”, destacou Cláudio.

O consultor concluiu enaltecendo a parceria da mineradora Anglo American que, de acordo com ele, foi desenvolvida em um esquema de diálogo, respeito profissional e de troca de experiências. “Nesse sentido, gostaria de expressar os nossos agradecimentos aos profissionais da Anglo, Lorena Pires e Marcelo Silva, e estendê-los aos profissionais da SYNERGIA Leonardo Barbosa e Lais Moura. Outro agradecimento vai para o nosso querido fotógrafo Antônio Sadi, que gentilmente cedeu as fotos não só para exposição de fotos que o PEAM promoveu, como também agora vê seu trabalho ser ampliado para uma publicação impressa”, finalizou Cláudio Guerra.

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
Fonte: SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE