21 SET 2021
21 DE SETEMBRO, DIA DA ÁRVORE: SALVEM AS ÁRVORES, SENHORAS DA VIDA.
“Cada árvore carrega em si a alma da natureza.” (Mayara Benatti)

Em 21 de setembro se comemora o Dia da Árvore, data oportuna para fazermos uma reflexão sobre o meio ambiente em que vivemos e sobre a importância desta senhora da terra e da vida. Por que as árvores são importantes na nossa vida? Por que somos tão indiferentes a elas?

São inúmeros os Serviços Ambientais que nos são fornecidos pelas árvores:

- retêm o dióxido de carbono (CO2) e fornecem grande parte do Oxigênio (O2) que precisamos para sobreviver. Assim, ajudam a reduzir a poluição, a combater o grande vilão das mudanças climáticas (CO2) e a manter o equilíbrio do nosso sistema climático;
- pelo processo de evaporação e transpiração fornecem milhares de litros de água por ano à atmosfera, ajudando a formar as chuvas e também a tornar o clima mais ameno;
 - desenvolvem papel muito importante como abrigo para seres vivos como mamíferos, insetos e aves;
- produzem frutos, flores, fibras, madeira, látex, resinas, pigmentos, etc.;
- suas folhas podem ser usadas como medicamentos e chás;
- colhem a água das chuvas e a conduz para a infiltração no solo e abastecimento do lençol freático;
- oferecem a sombra e, principalmente no período mais quente do ano, diminuem a temperatura das ilhas de calor nas cidades;
- embelezam as cidades e contribuem efetivamente para o bem estar das pessoas.

Diante de tudo isso, concluímos que a ignorância é muito poderosa, pois o que estamos oferecendo a elas em troca é o fogo, o machado e a moto-serra, destruindo em horas o que a natureza, em muitos casos, levou séculos para construir.

Salve Jequitibá Rosa (o gigante da floresta), Sucupira, Jacarandá, Juazeiro, Jatobá, Caviúna, Cerejeira, Baraúna, Ipê, Paracaúba, Peroba, Massaranduba, Imbuia, Paud'arco, Carvalho, Mogno, Canela, Imbuzeiro, Catuaba, Janaúba, Aroeira, Araribá, Pau-Ferro, Angico, Gameleira, Andiroba, Copaíba, Pau-Brasil e centenas de outras árvores. Aqui vai o nosso muito obrigado pelo seu trabalho magnífico, todos os dias do ano.

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
Autor: PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO