05 SET 2013
Projeto traz a prática do judô para dentro das escolas

Estão abertas as inscrições para o “Projeto Judô Adentro” promovido pela Secretaria Municipal de Esporte de Conceição do Mato Dentro. São 200 vagas destinadas a crianças de 5 a 17 anos, de ambos os sexos, matriculadas no ensino municipal, participantes do programa Terra Jovem e AABB Comunidade e que possuem boa frequência escolar. As atividades serão desenvolvidas de maneira lúdica, pela qual os alunos aprenderão judô com alegria, e atravessarão fronteiras municipais, estaduais e até nacionais.

Com a parceria das secretarias de Desenvolvimento Social e de Educação do município, o objetivo do projeto é fortalecer os três pilares sociais: escola, família e esporte. Para o judoca e kodansha Albano Corrêa Neto – faixa vermelha e branca, 8º Dan – o esporte evita a ociosidade, sendo um dos grandes caminhos que afasta a criança e o adolescente das drogas e da evasão escolar. “Temos a atual campeã como exemplo de que projetos sociais como este levam condições dignas de vida com esperança de um futuro bom”, declarou o mestre se referindo a Rafaela Silva, que conquistou no mês passado o primeiro e histórico título internacional do judô feminino brasileiro.

O judô une disciplina com os desenvolvimentos cognitivo e motor, sendo, portanto, reconhecido pela UNESCO e pelo Comitê Olímpico Internacional como o esporte mais adequado para crianças e jovens. O projeto municipal se faz possível através de convênio firmado entre a Prefeitura e o Judô Albano Corrêa com o apoio do Jucludi (Judô Clube Divinópolis), instituições com excelência no ensino do esporte e que estão sempre presentes nos principais campeonatos.

Segundo o secretário Antônio Geraldo Silva Neto, o projeto estava arquivado por três anos e só precisava de boa vontade para ser colocado em prática. Foi quando, ao assumir a gestão, Antônio pediu apoio das outras duas secretarias e deu o hajime. “O que nos move é a vontade de fazer com que aqueles que estavam esquecidos retomem a esperança de um dia serem reconhecidos”, diz o secretário. “Temos grandes expectativas de atingirmos um bom rendimento e termos, em breve, representantes conceicionenses disputando campeonatos”, completa.

As inscrições estão sendo realizadas nas secretarias das escolas municipais.