05 SET 2013
Comunidade quilombola tem projeto arquitetônico e de subsistência

A Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro, em parceira com a Universidade Federal de Minas Gerais, acaba de apresentar à comunidade quilombola de Candeias projeto arquitetônico que visa à recuperação da comunidade bem como atender aos interesses socioculturais da região. O projeto preliminar foi construído com base em três objetivos: receber participantes das festas religiosas locais; oferecer espaço de lazer para os que lá residem; e servir de pousada para os turistas, auxiliando na geração da renda. A aprovação do projeto aconteceu sob muita emoção de parcela de um povo que necessita de mudanças e progresso.

O arquiteto Flávio Carsalade, responsável pela criação do novo espaço, explica que a área total é de aproximadamente 350m² e terá ambientes construídos com multifuncionalidade. Ainda segundo ele, o trabalho está sendo desenvolvido de forma que sejam utilizados materiais ecológicos, como madeira de reflorestamento, em sua construção.

Além da nova estrutura física, através desse projeto Candeias vai poder contar com o estímulo ao cultivo de hortaliças não convencionais, promovido pela Emater em parceria com a UFMG. Esta atividade colocará a comunidade em situação prioritária na venda de produtos para alimentação escolar, garantindo renda para os produtores e qualidade nutritiva para todos.