23 SET 2019
DEFESA CIVIL
MAIS DE 40 PESSOAS ESTÃO DIRETAMENTE ENVOLVIDAS NA OPERAÇÃO DE COMBATE AO INCÊNDIO NA SERRA DA FERRUGEM (Na foto, parte da equipe de combate)

Os primeiros focos de queimada foram identificados na última terça-feira, dia 17/09, nas proximidades do entroncamento da MG-010 com a estrada de acesso a Dom Joaquim. O combate ao incêndio foi imediatamente iniciado pela Defesa Civil de Conceição do Mato Dentro. Devido à grande proporção que o incêndio adquiriu ao longo desses dias, o Corpo de Bombeiros foi acionado, chegando a Conceição do Mato Dentro na manhã desta sexta-feira e, neste sábado, 21/09, contamos com o efetivo de 42 combatentes nas frentes de combate direto às chamas, entre membros da Defesa Civil, Polícia Ambiental, Bombeiros Militares, Bombeiros Civis, Equipe do SESI, Brigada Municipal, IEF, Polícia Militar e brigadistas voluntários. Foi decretado Estado de Emergência, a partir do qual o governo estadual fica oficialmente ciente da situação do município e da dificuldade que os esforços locais estão encontrando para sanar o problema.

Na tarde de hoje, sábado, a situação é de controle e monitoramento dos principais focos, sobretudo no Monumento Natural Serra da Ferrugem.

O período seco, no qual a umidade do ar é baixa e as temperaturas são, por vezes, elevadas, é propício para a rápida propagação das chamas. Entretanto, sabemos que a origem dos focos de queimada, na imensa maioria das vezes, tem origem criminosa (já que fatores naturais que podem ocasionar o começo do fogo são raios, que são raros nos períodos de seca e bitucas de cigarro, lançadas acidentalmente nas matas, normalmente não conseguem tomar maiores proporções). Para coibir atuações criminosas, a equipe de fiscalização da SMMAGU foi duplicada no 1º semestre desse ano e hoje conta com 6 fiscais. A Defesa Civil, principal órgão atuante em cenários como esse, também foi totalmente reestruturada com a contratação da equipe de agentes e equipamentos, sob o comando do Coordenador de Defesa Civil, Marco Antônio Firmino.

A Secretaria de Meio Ambiente e Gestão Urbana está de plantão durante todo o final de semana para informações, dúvidas e recebimento de voluntários dispostos a atuar direta ou indiretamente no combate ao fogo.

O momento é de unirmos esforços em prol da preservação de nosso município e região.

PREFEITURA DE CMD