28 JUN 2013
DESENVOLVIMENTO RURAL
Representantes locais da Emater-MG apresentam relatório de atividades em Conceição

Recentemente, o veterinário Carlos Frederico e a extensionista de bem-estar social, Mariza Consuelo Vieira Gusmão, ambos representantes do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), setor vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento apresentaram, durante encontro na Biblioteca Pública de Conceição do Mato Dentro, o “Relatório Anual de Atividades – 2012” no município.

De acordo com o documento, o Produto Interno Bruto (PIB) do município é da ordem de R$ 135.535.000,00. Deste montante, o setor agropecuário responde por 20,9% do PIB total do município. Ou seja, participa com R$ 28.331.000,00 (Fonte: IBGE – Pesquisa Agropecuária Municipal, 2011– http://www.sidra.ibge.gov.br/bda). O leite; milho; feijão e a cana-de-açúcar são os principais produtos agropecuários, respectivamente. Já a população rural representa 31,5% do total de habitantes

No que se refere a recursos financeiros aplicados na prestação de serviços de assistência técnica e extensão rural, o valor total investido no ano passado (2012) pela Prefeitura de Conceição do Mato Dentro foi de R$ 133.040,66 e de R$ 162.648,29 pela Emater, perfazendo um valor de R$ 295.688,95. Ainda neste mesmo ano, com a interveniência da entidade, foram captados R$ 2.771.790,57 por meio de linhas de financiamentos como o Crédito Rural, ICMS Solidário – Lei Robin Hood e Minas Sem Fome.

Na ocasião também foram divulgados a relação de cursos de qualificação e oficinas voltadas para a população rural, bem como o número de agricultores familiares beneficiados e os resultados alcançados relativos aos diversos programas e projetos desenvolvidos pela entidade.

Guiada pelo compromisso de promover o desenvolvimento rural sustentável, a Emater está presente em Conceição desde o ano de 1972 e conta, atualmente, com dois profissionais e um auxiliar administrativo cedido pela Prefeitura.