01 JUN 2017
TURISMO
230º JUBILEU DO SENHOR BOM JESUS DE MATOSINHOS E A 27ª CAVALGADA DO SENHOR BOM JESUS DE MATOSINHOS

230º JUBILEU DO SENHOR BOM JESUS DE MATOSINHOS

O Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos é um evento religioso que acontece em Conceição do Mato Dentro, município situado há 170km de Belo Horizonte, de 13 a 24 de Junho, constituindo o maior evento religioso da região. Além de sua programação religiosa, que é a essência da festividade, acontece simultaneamente a Cavalgada do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, que é a 2ª maior cavalgada do Brasil, e uma programação variada de entretenimentos tradicionais.

Há 230 anos, a festa recebe fiéis que chegam na cidade em romaria, sendo que muitos deles se estabelecem com suas famílias no entorno do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos durante todo o período de adoração. A proporção do Jubileu revela a força de sua tradição e da fé das pessoas que vêem de longe para prestigiá-lo. Sendo assim, a Prefeitura Municipal, em parceria com a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, está preparando aos visitantes uma estrutura que abrange programação religiosa (realizada pela Paróquia), cultural e festiva (realizadas pela Prefeitura e outros parceiros).

O cronograma religioso, que envolve todas as celebrações, bênçãos e procissões, encontra-se disponível no site da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no link http://santuariodobomjesus.com.br/noticias-da-paroquia/previa-da-programacao-do-santo-jubileu/. Quanto ao aspecto cultural, será realizada a I Exposição de Artes Sacras do acervo da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, com visitas guiadas, de 14 a 24 de Junho, no Paço Municipal (9h às 17h). Sobre a programação festiva, seu conceito está ligado à valorização da cultura do campo, do interior, da área rural, tendo como principal gênero musical das atrações o sertanejo, seja de raiz ou universitário. Para a recepção da 27ª Cavalgada do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, a Prefeitura realizará, no dia 17 de Junho, o evento com shows de Zezé de Camargo e Luciano, Rick Rodrigues e Trio Boca Quente. De 21 a 24 de Junho acontecerá o Forró do Campo, evento produzido por uma parceira público/privada, realizado no Estádio Juvêncio Guimarães (Juvenção). Os shows do primeiro dia terão entrada franca, através do apoio da Prefeitura, sendo que de 21 a 24 de Junho o rodeio acontecerá na parte da tarde. Outra atração à parte do Jubileu é a “feirinha do Brejo”, local onde barraqueiros comercializam os seus produtos durante todo o período da festa. A Prefeitura será responsável também pelo suporte de segurança, infraestrutura e saúde que vão cobrir toda a festa.

Prepare-se para uma experiência de fé e tradição.

PORQUE A BÊNÇÃO DA CAVALGADA DO JUBILEU SERÁ NO SÁBADO, NESTE ANO?

Em respeito à decisão da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, a bênção neste ano acontecerá no sábado, e não no domingo, como de costume. A Paróquia divulgou o seu esclarecimento sobre a decisão em seu próprio site, vale a pena conferir. No entanto, em apoio aos cavaleiros e amazonas que só vão conseguir chegar no domingo, e aos que valorizam a tradição, a Prefeitura Municipal atenderá ambos os eventos com a mesma estrutura de segurança e saúde, nos dois dias. Estamos trabalhando para que tudo saia da melhor maneira possível.

27ª CAVALGADA DO SENHOR BOM JESUS DE MATOSINHOS

Em função dessa mudança de datas, acontecerão duas programações relativas à cavalgada. No dia 17 de Junho, será realizada a tradicional Bênção dos animais no Adro do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, às 14h. Neste dia, a concentração da cavalgada acontecerá no Parque de Exposições, às 9h, com saída às 12h e destino ao Santuário.

No dia 18 de Junho, a concentração acontecerá também no parque de Exposições, mas um pouco mais tarde, às 11h. A saída está agendada para as 12h, sendo que essa cavalgada seguirá o seguinte trajeto: MG-010 > Avenida JK > Rua Crispiniano Brandão > Rua Luiz Maria > Rua Espírito Santo > Praça José Velho > Rua Matozinhos > Rua Zé de Seu Dito > Rua Soares Pacheco.