17 NOV 2016
Conceição repete pontuação máxima no ICMS Turístico

Conceição do Mato Dentro repete o feito de 2014 e alcança nota 10 mais uma vez no ICMS Turístico. A relação dos municípios foi divulgada pela SETUR – Secretaria de Estado de Turismo no último dia 12. Apenas 234 municípios receberão os recursos em 2017, que serão calculados com base na arrecadação estadual de 2016.

De acordo com a SETUR-MG, “o ICMS Turístico atua como motivador e catalisador de ações, visando estimular a formatação/implantação, por parte dos municípios, de programas e projetos voltados para o desenvolvimento turístico sustentável, em especial os que se relacionam com as políticas para o turismo dos Governos Estadual e Federal”.

São critérios para pontuação do ICMS Turístico:

• Participar de um circuito turístico reconhecido pela Setur, nos termos do Programa de Regionalização do Turismo no Estado de Minas Gerais;

• Ter elaborada e em implementação uma política municipal de turismo;

• Possuir Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), constituído e em regular funcionamento;

• Possuir Fundo Municipal de Turismo (FUMTUR), constituído e em regular funcionamento.

Atendendo a todos os quesitos, Conceição do Mato Dentro ainda se destaca por promover a interlocução com outros municípios da região, buscando alinhar seu trabalho às tendências macros. Dentro do próprio território, tem investido no turismo interno, incentivando sua população a conhecer diferentes partes do município.

“Acredito que aprimoramos nosso trabalho a partir do momento em que implantamos uma política de turismo voltada, primeiramente, para os próprios conceicionenses. Apresentamos a eles produtos turísticos como a agricultura familiar, o artesanato e distritos menos conhecidos. Assim, nós incentivamos outras opções de turismo, que não só o de aventura pela qual Conceição é conhecida, e tornamos nossa gente a principal divulgadora dos nossos atrativos de um modo geral”, explicou a secretária municipal de Turismo, Rejane Ottoni.

“Comemoro sem modéstia mais essa conquista. Enfrentamos um período bastante crítico para o turismo e mesmo assim conseguimos muitos avanços. Fica a vontade de ter feito mais e a esperança de ver a continuidade desse trabalho, de um dia ser concretizado num arranjo produtivo perfeito. Conceição merece!”, finalizou.