21 OUT 2016
Turismo sustentável e estratégico é discutido para 2017

Uma reunião de alinhamento técnico reuniu nesta quarta (19) e quinta-feira (20) os municípios da região da Serra do Cipó e a Secretaria de Estado de Turismo. Autoridades, técnicos e colaboradores debateram temas como a regionalização do turismo, políticas públicas e diretrizes de fomento às Unidades de Conservação.

A reunião foi organizada pela Associação do Circuito Turístico Parque Nacional da Serra do Cipó, um dos primeiros circuitos a ser certificado pela SETUR-MG. Atualmente com cinco municípios associados, uma das estratégias é a integração da região, atraindo mais participantes para fortalecer a gestão territorial e despertar um novo olhar a este circuito, que é uma das principais rotas turísticas do Brasil.

Ana Paula Caldeira, gestora da Associação, e Rejane Ottoni, presidente interina

“Precisamos unir forças e focar no turismo sustentável da nossa região. Hoje somos espontaneamente reconhecidos como um dos principais destinos para o ecoturismo, mas precisamos nos reestruturar e nos prepararmos para uma gestão próspera e inovadora”, disse a secretária municipal de Turismo de Conceição do Mato Dentro e presidente interina da Associação, Rejane Ottoni.

Transformar o turismo numa pasta estratégica da gestão pública é um dos objetivos. Para isso, a articulação dos municípios e a sua interlocução, por meio do Circuito Parque da Serra do Cipó, junto ao Estado será uma premissa indispensável para a próxima gestão da Associação, que convocará novas eleições ainda no primeiro bimestre.

Mapa do Turismo

Com as recentes mudanças de critérios para formatação do Mapa do Turismo Brasileiro, em 2016 Minas Gerais passou a apresentar apenas 285 municípios que compõem as suas 40 regiões turísticas. Antes eram 466 participantes. E mesmo com essa redução, mantiveram-se no mapa Conceição do Mato Dentro, Santana do Riacho, Morro do Pilar e Jaboticatubas, todos integrantes da Associação do Circuito Turístico Parque Nacional da Serra do Cipó.

Isso comprova a importância da integração dos municípios e de uma gestão compartilhada. As afinidades sociais, culturais e econômicas que definem um circuito turístico têm relevância inquestionável para os turistas e isso reflete diretamente nas prioridades dos gestores. A SETUR-MG informou que dos 46 circuitos turísticos mineiros, 15 formam o grupo de interesse de promoção e diversificação do Estado, que tem o foco de trabalhar e qualificar a promoção dos destinos e diversificação e oferta complementares. Dentre estes, o Circuito Serra do Cipó.

Para que isso se concretize, o foco do próximo ano será construir um destino turístico estruturado e competitivo, com o fomento de uma cadeia produtiva que envolva a iniciativa privada, o poder público e a comunidade.

Eco Turismo

Dados da Organização Mundial do Turismo mostram que o turismo de natureza é o que mais cresce no mundo. Enquanto o turismo convencional cresce 7,5% ao ano, o ecoturismo tem uma crescente de 15 a 25% ao ano. A OMT ainda estima que 10% dos turistas em todo o mundo tenham como demanda o turismo ecológico e que o faturamento anual do ecoturismo, a nível mundial, é estimado em US$ 260 bilhões, do qual o Brasil se apropriaria com cerca de US$ 70 milhões.

“A Serra do Cipó sempre foi reconhecida pelo turismo de natureza, mas o que poucos percebem é a contribuição das unidades de conversação que compõem a região no fomento deste segmento”, declarou Renata Toffoli, Diretora de Produtos e Apoio à Comercialização da SETUR-MG. Renata faz menção às unidades de conservação como o Parque Natural Municipal do Tabuleiro e a Parque Estadual Serra do Intendente, ambos em Conceição do Mato Dentro e que guardam a maior cachoeira de Minas Gerais. Num trabalho em parceria, Estado e Município vem buscando envolver cada vez mais a comunidade na gestão territorial, entendendo que a conservação da área e o turismo local dependem muito dessa participação.

“Hoje temos a noção de que as unidades de conservação dependerão cada vez vais de parcerias e diálogo com a comunidade. E como o turismo é o potencial do município, temos que utilizá-lo como nossa ferramenta de trabalho para incentivar a prática dos cuidados com a natureza e de geração de recursos para a manutenção das UC”, disse Marcos Alexandre, do Instituto Estadual de Florestas e gestor do PESI.

Participação

“Há muito tempo não ocorria um momento com a participação efetiva dos associados, prefeituras, sociedade civil e empresários. Boas discussões foram realizadas”, disse Márcio Ribeiro, analista da Diretoria das Políticas do Turismo da SETUR-MG.

Estiveram presentes os prefeitos e vices eleitos para os próximos quatro anos dos municípios de Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim, Itambé do Mato Dentro, Jaboticatubas, Santana do Riacho e Santa Maria de Itabira.

Além da colaboração dos técnicos do ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação, APA Morro da Pedreira, Parque Estadual da Serra do Intendentes, Parque Natural Municipal do Tabuleiro, EcoMuseu Serra do Cipó, CEFET, Sebrae e empreendedores do turismo.