17 OUT 2016
TURISMO
Época de maior fluxo nos atrativos naturais se aproxima. Cuidados são indispensáveis

Um afogamento na Cachoeira do Tabuleiro na última sexta-feira marcou tristemente Conceição do Mato Dentro e reacendeu alertas para os cuidados nos atrativos naturais. Com a alta temporada chegando, é importante atentar para alguns fatores que influenciam diretamente na segurança dos banhistas. As equipes se prepararam para receber reforço.

Para acessar a Cachoeira do Tabuleiro, o atrativo mais procurado pelos turistas, é necessário se inscrever na portaria, onde os dados dos visitantes são colhidos e os mesmos são instruídos sobre os riscos e recebem orientações para casos de emergência. No local, uma equipe preparada está a postos durante todo o tempo de funcionamento do atrativo, das 8 às 17 horas. São profissionais do Estado e do Município, com treinamento para resgate e socorro.

No dia 14 de outubro, por volta das 16 horas, os guarda-parques receberam o aviso de que um possível afogamento estaria acontecendo. Prontamente, a equipe se dirigiu ao poço da cachoeira e imediatamente o Corpo de Bombeiros Militar também foi acionado. No local havia sete pessoas, sendo que uma delas era amiga da vítima. Sem alegação de mau comportamento da vítima, acredita-se que o rapaz teve câimbra enquanto nadava. Todos assistiram ao desaparecimento imediato dele. O resgate aconteceu no dia seguinte pelo CBM, que localizou o corpo após 4 horas de buscas.

Segundo a secretária municipal de Turismo, Rejane Ottoni, o último afogamento com morte na Cachoeira do Tabuleiro havia sido registrado em 2011. O ocorrido no último fim de semana foi uma novidade bastante desoladora. O que é comum é as pessoas se machucarem no percurso da sede do Parque à Cachoeira. “Mas os acidentes são geralmente consequências da falta de atenção às instruções recebidas ao adentrar o parque, inclusive com vídeo demonstrativo. O que acontece é que algumas pessoas superestimam suas habilidades na trilha e isso pode atrapalhar”, declarou.

No ano passado, a Prefeitura lançou uma , com alertas e dicas para que todos aproveitem com alegria os vários balneários de Conceição. Entre os alertas, “saber nadar não é garantia de que você não vai se afogar”. Infelizmente, há fatores de risco, como as câimbras, que podem acontecer com qualquer um, dependendo do preparo físico de cada pessoa, do nível de hidratação corpórea, da temperatura da água e até mesmo alguns medicamentos podem influenciar, como os usados para tratamento de asma, hipertensão e colesterol.

Por isso, recomenda-se que ao nadar a pessoa não se afaste muito da margem e de outras pessoas. E adotar comportamentos saudáveis é fundamental para a sua segurança, como não ingerir bebidas alcoólicas ou fazer uso de psicotrópicos antes e durante o período em que estiver no atrativo. Optar por alimentos leves também auxilia no desempenho físico.

As atenções são redobradas no período de novembro a março, quando o fluxo de visitantes aumenta significantemente nos balneários. Por essa razão, há anos o Município conta com a parceria do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais que trabalha diretamente nos atrativos durante os chamados veranicos, dias de maior fluxo durante o verão. Diante da presença dos militares, não houve nenhum caso grave até então, mas os bombeiros sempre relatam o abuso dos banhistas.

Cuidado! Não deixe a sua diversão ir por água abaixo.

Antes de visitar um atrativo que você ainda não conhece, entre em contato com a Secretaria de Turismo para orientações. Ligue (31) 3868-2223.