23 FEV 2016
Trilhas ecológicas e rampa de voo livre são promessas para o turismo

Em reunião do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo, realizada na noite de ontem, os conselheiros apreciaram e aprovaram por unanimidade os projetos apresentados pela Anglo American para as trilhas que levam à torre e ao mirante e também para a trilha e rampa de voo livre no Pico do Soldado, da Unidade de Conservação Monumento Natural da Serra da Ferrugem. As obras serão feitas em cumprimento às condicionantes ambientais propostas à empresa, com a supervisão das Secretarias de Turismo e de Meio Ambiente.

A Trilha Ecológica Pico do Soldado é a que mais receberá intervenções. Com uma extensão de quase 9 quilômetros, será possível percorrer aproximadamente 8 quilômetros de carro e depois seguir a pé por mais 825 metros até alcançar a pista de voo livre. Ao final do trecho para veículos, haverá uma estrutura com estacionamento, banheiros e bebedouros. No acesso à rampa, serão instalados pequenos pórticos em áreas de contemplação. Com as melhorias, a estimativa é que aumente de 9 para 108 visitações diárias.

Para a trilha que liga o bairro Cruzeiro ao mirante, serão feitas obras de revitalização e adequação, com alargamento da passagem, implantação de sinalização e definição de áreas de descanso e contemplação. Essa trilha tem 1.800 metros e só é possível percorrê-la a pé. A expectativa é que o número de visitantes aumente de 26 para 154 por dia.

Da mesma forma será feito na trilha que leva à antena. Um pouco mais curta, com apenas 1.340 metros de extensão, esta possui um desnível de 233 metros de altitude, 32 metros a mais que o caminho ao mirante. As intervenções serão basicamente as mesmas e possibilitarão que o número de visitas passe de 20 para 154 diariamente.

Para a secretária municipal de Turismo, Rejane Ottoni, esses projetos fortalecerão o turismo nos próximos anos e poderão dar novos rumos ao município. “Todos sabem que temos trabalhado para dar condições de um futuro sustentável para Conceição do Mato Dentro e o resgate do turismo ecológico é o nosso principal foco. Primeiro aprovamos as e agora mais essas três, que com certeza serão grandes atrativos. E com a rampa de voo livre, talvez possamos dar a Conceição mais uma vocação, que ainda não tem tradição nesse tipo de esporte, mas tem tudo para ser referência”.

Espacialização das intervenções – Trilha/Rampa de Voo Livre

Espacialização das intervenções – Trilha Cruzeiro/Mirante

Espacialização das intervenções – Trilha Cruzeiro/Antena

Espacialização das intervenções – três trilhas