24 FEV 2015
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Conceição vai ganhar Centro de Referência e Convivência da Pessoa Idosa

Ações em prol da elevação da qualidade de vida e a valorização da pessoa idosa têm sido potencializadas em Conceição do Mato Dentro. Depois da implantação do Conselho Municipal do Idoso e do Fundo Municipal do Idoso, entrou em fase de implantação CRI – Centro de Referência e Convivência da Pessoa Idosa. O CRI possibilitará o acolhimento à pessoa idosa em processo de fragilização ou idosos que sofrem violações de direitos.

O CRI faz parte de um projeto municipal aprovado em 2013 pelo Programa Parceiro do Idoso do Banco Santander. A seleção do projeto garantiu ao município o repasse de uma verba no valor de R$100 mil (cem mil reais) para a realização do Diagnóstico Municipal do Idoso durante o ano de 2014, o qual já foi concluído e será apresentado no início de março na Oficina Técnica promovida pelo Banco, na cidade de Fortaleza, Ceará, e disponibilizado a toda comunidade.

A partir do diagnóstico realizado, percebeu-se que violações como exploração financeira por bancos, financiadores e comércio, violência física e psicológica pela família, negligência e idosos vivendo em habitações precárias são situações ainda muito comuns no município. Esses dados possibilitam à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social elaborar novas propostas e elencar ações prioritárias, visando promover o envelhecimento ativo e digno da comunidade conceicionense.

O Centro de Referência e Convivência da Pessoa Idosa é uma dessas grandes propostas. O CRI será implantado no bairro Barro Vermelho por meio da conclusão, pela Prefeitura Municipal, de obra iniciada pela Loja Maçônica Atalaia da Serra. “O projeto está sendo reformulado para atender as especificações do serviço a ser implantado, sendo necessárias algumas adaptações” informou a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Presidente do CMI, Marisa Martins. Esta proposta garantiu a renovação a parceria com o Programa Parceiro do Idoso que disponibilizou mais R$287 mil (duzentos e oitenta e sete mil reais) para implementação da ideia.

Segundo a secretária, a programação diversificada de oficinas e atividades intersetoriais do Centro contribuirá para e envelhecimento ativo e melhoria da qualidade de vida do idoso na ótica do empoderamento e protagonismo da pessoa idosa. “O investimento em políticas públicas que contribuem com o envelhecimento ativo minimiza os efeitos da depressão, solidão e sedentarismo, perdas comuns nesta faixa etária”, completou.

Nesta perspectiva, o CRI servirá como suporte às famílias e idosos do município, buscando detectar os aspectos bons e ruins relativos à convivência entre gerações, suas facilidades, dificuldades e necessidades; identificar as relações estabelecidas no âmbito familiar e propor formas alternativas de uma coeducação para a velhice.

A sede do CRI deverá ficar pronta até o final de 2015, no entanto, as atividades serão iniciadas ainda no primeiro semestre em uma unidade provisória. Numa sala no prédio do CRAS – Centro de Referência em Assistência Social será dado início ao serviço de forma reduzida contemplando o acolhimento, acompanhamento, atendimento e convivência. Os grupos acontecerão também no espaço do CRAS e descentralizados nos distritos, onde há grande número de idosos.

Gostou da novidade? Quer saber mais informações sobre o CRI? Então entre em contato pelo telefone (31) 3868-1770.